HISTÓRIA

Movido por um alto espírito comunitário beneficente e patriótico o Sr. Afonso Belloni e família, moradores antigos dessa localidade, eminente comerciantes propuseram em seus corações construir uma escola no morro do carrapato para que as crianças carentes que ali residissem tivessem uma escola onde pudessem fazer a melhor aquisição de suas vidas: a educação.

E, assim, adquiriu um terreno medindo 20X20m* na rua Santa Tereza, Lote 14, iniciando a construção de quatro salas de aula. Animou-se e resolveu ampliara obra adquirindo um lote na Rua Pedro Teles, concluindo, finalmente em 1968 uma Escola com onze salas de aula, refeitório, cozinha, secretaria e fachada alta e imponente.

A inauguração se deu à 21 de agosto de 1968 quando governava o estado o Dr. Jeremias Matos Fontes e o Município, o Dr. José de Amorim.

A 06 de Janeiro de 1969 foi criado pelo decreto 13 com nome de “Grupo Escolar Caetano Belloni” em homenagem ao patriarca da família Belloni que sempre sonhou com um Brasil alfabetizado e desenvolvido, embora fosse italiano de nascimento. Foi nomeado como primeira Diretora a Professora Edna Coelho Neto Vieira como Auxiliar de Direção a Professora Isabel Macedo da Silva e Sá.
Iniciaram-se as atividades em março de 1969 com 21 turmas e 12 dedicadíssimas professoras. Em maio outros mestres foram contratados e tem inicio, também a fundação de uma biblioteca escolar com nome de Walt Disney e do Centro Cívico Escolar Casemiro de Abreu, que se desenvolveram e desempenharam papeis relevantes na educação de nossa juventude.

EM 1976 passou a denominar-se Escola Estadual Caetano Belloni e iniciou-se a implantação das últimas séries do Ensino Fundamental.

O ensino médio do Colégio Estadual Caetano Belloni deu-se a partir do decreto Lei 9.047/1986.

Nesses quase 35 anos de funcionamento, o prédio ampliado e mais humanizado para melhor atender as necessidades de nossos alunos.

A comunidade escolar do Colégio Estadual Caetano Belloni tem procurado cumprir sua missão com muito esforço, muita dedicação de todos que ali trabalham em prol da educação e principalmente com proteção de Deus a quem agradecemos por nossos benfeitores, nossos patrono, nossos alunos, nossos funcionários e nossa comunidade.